quinta-feira, 24 de março de 2016

FOUNDATION



Juntando pedacinhos de tecidos
 podemos formar lindas peças
 com a técnica foundation ou paper piecing.



Clique abaixo e aprenda a fazer esta técnica:








 






 MOLDES:


Cupcake


Tulipa no cesto



Galinhas


Maçã e Pera


Morango


Sorvete 





Tulipa no vaso

sexta-feira, 4 de março de 2016

KIT COSTURA




PASSO A PASSO:

*  Cortar:
1 x Tecido 1 (20 x 28cm)
1 x Tecido 2 (20 x 28cm)
1 x manta acrílica (20 x 28cm)



* Frente do trabalho:
- Juntar Tecido 1 com a manta acrílica e quiltar.
- Na lateral esquerda, marcar o meio do trabalho e  fixar a alça. Para a alça: cortar no tecido 1 um retângulo 10 x 5cm, costurar três lados, fixando 10 x 4 cm de manta acrílica. Virar e pespontar as laterais. Fazer a casa para o botão. Se preferir pode ser fixado um velcro.
- Na lateral direita fixar um botão (ou velcro).
- Reservar.






* Interior do trabalho:

Bolso com plástico
- 1 zíper 15cm.
- Cortar um retângulo de 11 x 14 de plástico transparente resistente
- Fazer viés (cor preferência):  cortar o tecido 3 x 50cm
- Prender o viés em uma das extremidades do zíper e na outra extremidade prender o viés junto com o plástico transparente.
- Fixar este trabalho, com alfinete, na parte interna.




Agulheiro / Alfineteiro
- Cortar dois retângulos  4 x 6cm (cor preferência) e dois retângulos de manta acrílica pouco menores.
- Fixá-los na parte interna com costura à máquina ou alinhavo.




Coração alfineteiro
- Riscar o coração em um tecido duplo, costurar em toda a lateral  e cortar deixando uma margem (0,5cm). Se quiser,  faça um trabalho em aplique em um dos lados do coração antes da costura.
-  Fazer um pequeno corte na parte de trás da peça,  e encher com um pouco de plumante. Fixar na parte interna com alinhavos.




Porta tesoura e Cia
- Cortar um tecido (de preferência)14 x 16cm e dobrá-lo para 14 x 8 cm.
- Fazer uma costura na borda dobrada (reta ou decorativa).
- Fixar este tecido na parte interna e fazer as costuras dos compartimentos:  uma  a 5cm da borda e depois outra de 3cm.




Porta retrós
- Cortar 20cm de elástico roliço. Fazer uma argola em uma das extremidades (de modo que consiga prender o botão) , enrolando um linha para fixar e depois uma camada de cola para tecido. Isso pode ser feito antes para dar tempo de secar.
- Prender um viés na parte central do trabalho de cima até embaixo. Isso dará terminação dos dois bolsos feitos anteriormente.
- Na parte de cima fixar um botão e na parte de baixo fixar o elástico.




Terminar o trabalho passando um viés em todo seu contorno (aproximadamente 110cm).





sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

QUIET BOOK

Um livrinho que vai fascinar as crianças!

São atividades que trabalham o raciocínio, a destreza,
 a coordenação motora fina ...
 um aprendizado bem completo!












O ábaco é utilizado na educação infantil como uma ajuda ao ensino do sistema numérico e cálculos matemáticos. 
Os numerais coloridos  ajudam na fixação visual  quando são observados e motora,  quando a criança desliza os dedos sobre eles.




Brincando com as flores a criança aprende a abotoar e desabotoar.
Passando o dedo na "grama", o vai e vem estimula a coordenação motora fina.

A simpática galinha é um joguinho da memória: trabalha memorização, formas geométricas e as cores.




O tênis ensina a criança a amarrar cordões. O fundo de tecido felpudo trabalha o tato da criança.

A joaninha ajuda o aprendizado de abrir e fechar o zíper. 
No seu interior, incentivando a curiosidade infantil, encontram-se bolinhas que poderão ser colocadas nas asas da joaninha. 
Também nesta página estão as letras vogais que ajudam na fixação visual e motora,  quando a criança desliza os dedos sobre elas.




Brincando, a criança tem noções de organização e higiene: lavar, secar, guardar.
O fecho da máquina de lavar ensina a usar o velcro.



Nesta página da horta a criança aprende fases como: semear, crescimento da planta, regar, a importância do sol, colheita. 

A outra página é o fundo do mar com areia, plantas e peixinhos. Alguns peixinhos tem argolas na boca, para a brincadeira da pescaria, que estimula a coordenação motora. O barquinho também se move em um fio.




Mesmo que a criança ainda não consiga aprender a ver as horas, terá noção de como o relógio funciona. 
Com o cachorrinho a criança aprenderá a usar o fecho de pressão e o mosquetão.





Algumas atividades podem ser modificadas ...




Assim como o vaso de flores, neste carrinho a criança
 aprende a abotoar e desabotoar.




Na página do foguete tem o zíper, o velcro e no planeta,
 o fio passado entre os furos estimula raciocínio e coordenação motora.




Auto-pista: educação no trânsito.







Partes do corpo: cabeça, tronco e membros.




Cabeça: olhos, sobrancelhas, boca, nariz, orelha, cabelo.



crppeixoto@yahoo.com.br



NATALINO