terça-feira, 18 de maio de 2021

A ÁRVORE DA VIDA


 "A Árvore da Vida", Semana do Bordado Terapêutico com a professora Laura, @laubordando

A Árvore da Vida  é a representação dos estágios que todos nós vivemos.

A raiz da árvore representa nossas origens, é o começo, a força que nos sustenta. 

A semente brota, cria raízes e se desenvolve. 

As sementes “despertam” ao passarem por algum estimulo: umidade ou condições como seca, fogo e até o trato digestivo de alguns animais,  e só depois desses processos de despertar a árvore inicia seu desenvolvimento (são obstáculos que precisam ser passados).

Para grandes copas a árvore precisa de raízes profundas e fortes,  para boa fixação da árvore ao solo e melhor resistência às intempéries, para busca por água e alimentos em áreas mais profundas.


Após a germinação o crescimento da árvore, a formação do caule, tem a influência do ambiente (sol, mudança de clima, nutrientes, predadores, adubação) que  passa a reger seu desenvolvimento e essa planta precisa de resiliência para alcançar seu maior porte.

Nosso crescimento também sofre influência do ambiente e também precisamos resiliência para saber lidar com os problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas: choque, estresse, algum tipo de evento traumático...

 Precisamos absorver conteúdos, transformando-os em alimento e crescimento de nosso ser, sem esquecer da nossa história, mas crescendo a partir dela.  



O tronco é a unificação  das raízes e  sairão as ramificações (galhos que formam a copa).

Os anéis de crescimento do tronco registram tudo pelo que a árvore passou e, mais importante, mostram que, muitas vezes, a planta precisou se recuperar de feridas, cresceu menos em anos de seca, cresceu demais em anos de muita chuva, entre outras dificuldades, assim como nós.


E um dia brotam longos ramos e começa a florir...





A busca da árvore pelo céu, ou seja a busca pelo seu crescimento máximo, é a busca humana pela individuação, que é se transformar num ser único e independente e cada um fará com as ferramentas que lhe são oferecidas em seu meio e no seu tempo.


Que a gente saiba florir, 

Onde a vida nos plantar!

(Rosi Coelho)

NATALINO